A praça Nilo Peçanha com a Pensão Iris ao fundo |
Memória dos Bairros - O Alto
Iniciado em fevereiro de 2011, o projeto “Memória dos Bairros”, vem contando a história dos bairros de Teresópolis. A exposição é apresentada num painel de quatro faces, em tenda apropriada na rua Francisco Sá, a Calçada da Fama, onde curiosos e interessados pela memória local procuram identificar as imagens mostradas.Diversos bairros já foram levantados pelo Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e, depois de mostrar São Pedro, Carlos Guinle e Várzea, outro trabalho de pesquisa será apresentado na próxima semana. É o bairro do Alto, origem da cidade de Teresópolis, surgida da fazenda dos Órgãos, que ficava nas proximidades da Feirinha do Alto.
Além de atender a necessidade da exposição - com previsão de regularidade mensal - a pesquisa vai direcionar para um dossiê único as informações hoje espalhadas no acervo municipal e, também, nas memórias de muitos teresopolitanos que vem sendo procurados pela Secretaria de Cultura para darem seus depoimentos.
A página WanDerLey, publicada neste sábado no DIÁRIO, antecipa algumas imagens que serão apresentadas, entre elas esta postada no box, que mostra a Pensão Iris, hotel que funcionava em frente a escola Ginda Bloch, na avenida Oliveira Botelho. No lugar, derrubada a curiosa construção, foi levantado um edifício de apartamentos onde funciona, no primeiro andar, a sede dos Correios do Alto.