Jogadores do Bangu, de 1930, em frente a hotel, no bairro do Alto |
Teresópolis, a Capital do futebol
Em agosto de 1930, atletas do Bangu estiveram em Teresópolis jogando no campo do União e se concentrando num hotel no bairro do Alto. Time sem grande expressão nos dias de hoje, naqueles anos, o Bangu era importante, chegando a conquistar o campeonato carioca de futebol do Rio de Janeiro em 1933.Filho do atleta Vivi, campeão de 1933 pelo Bangu, José Carlos Moura ofertou ao blog três imagens que o pai guardava dessa época e, curioso com o pano de fundo das imagens, quis saber mais sobre o cenário. Consultado o banco de imagens do Pró-Memória Teresópolis, foram esclarecidas as fotografias, principalmente as imagens que mostravam o jogador Vivi num campo de futebol e parte do time em foto posada à frente de um bonito prédio, provavelmente o hotel onde ficaram hospedados.
O prédio do antigo hotel, hoje colégio |
O campo é o do União, muito provavelmente. O "estádio" ficava no bairro do Alto, na esquina da rua Jorge Lóssio com Alfredo Rebello Filho, em frente à esquina onde existia uma loja de azulejos. Esse União vestia azul e passou a usar as três cores do Fluminense a partir do acidente de trem, na serra, quando morreram oito pessoas, entre elas, a maior estrela do Fluminense, o jogador Py. O tricolor carioca concentrou-se em Teresópolis, em março de 1930, na residência do presidente Arnaldo Guinlle, e jogou, também, no campo do União, antes de descer ao Rio de Janeiro na fatídica viagem.
Adversário do Teresópolis, que era outro time de futebol do bairro do Alto, o União fundiu-se a ele a partir da tragédia. Um deu o nome e o outro as cores, daí a origem do verde, vermelho e branco na camisa do Teresópolis Futebol Clube, time que sobrevive até hoje.
O prédio da fotografia é um antigo hotel, onde passou a funcionar a partir de 1934 o colégio São Paulo, como bem define a imagem no box. Próximos a esse prédio, alterado e ainda existente, haviam nessa época, outras três construções interessantes: a casa de Henry Wilmot Sloper , o palacete do Comendador Gonçalo de Castro e o majestoso hotel Rizzi - que teria a fachada alterada nos anos 1990 para sediar um cassino, o que acabou não ocorrendo.
* Com informações do pesquisador Romildo Pires e do radialista Ayrton Rebello.