segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Colina dos Mirantes, em foto de 1970

  A Colina dos Mirantes

     Nunca ouvi de ninguém sobre como era a torre da Colina dos Mirantes, no tempo de sua construção. E, no fundo Osiris, do Pró-Memória Therezopolis, encontrei esse retrato inédito que preserva a pouco conhecida história do lugar. Assim era a Colina dos Mirantes em 6 de julho de 1970, no dia de sua inauguração, 43 anos atrás.

     A torrre, no centro de um amplo terreno de quase dois alqueires doado à prefeitura pelo empresário Joaquim Rolla, continua de pé. Mas, todo o projeto sonhado pelo prefeito da época, dr. Waldir Barbosa Moreira e seu secretário de Governo, Deraldo Portela, foi perdido, jogado às traças ao longo dos anos.


     De vários anos pra cá, além do abandono do local, vários espaços foram cedidos indevidamente pela municipalidade, onde encontram-se várias torres, algumas delas, fechando a visão em direção a Serra dos Órgãos, poluindo e descaracterizando o interessante ponto, que além de não ser preservado, ou ter por parte da municipalidade a utilidade turística pretendida, ainda serve como antro de malandragem, de ponto de usuários de drogas e área de alto risco de assaltos.

    A pesquisa sobre a origem do Mirante da Fazendinha é um pedido do leitor Uillian, que fez contato com o blog sugerindo a pauta. Outras sugestões podem ser encaminhadas ao blog através do e-mail wpcultura@gmail.com e serão atendidas dentro do possível.