sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Prefeito Arlei e vice Catão, juntos durante a diplomação, no dia 19

  Catão será anunciado hoje?

     Faltando menos de uma semana para o fim de um aviso prévio ainda não informado, alguns atuais secretários que sonham voltar em janeiro vivem o drama da desinformação. Divulgados até agora, e de forma extra-oficial, foram apenas nove nomes, e quem não está na lista dos informados não sabe se o prefeito os quer de volta ou mesmo se as suas cadeiras já estão reservadas pra alguém.
     Conforme informado à coluna WanDerLey, publicada hoje no DIÁRIO, garantidos estão o Carlos Otavio, secretário de Saúde; Leonardo, da Educação; Fábio, da Controladoria; Tucunduva, da Administração; Geraldo, da Fazenda; Rosilda, da Procuradoria; Denilson, de Obras e Serviços Públicos e Daluz, da Segurança e Trânsito. E, entre os novatos, somente o nome do contador Ceil foi informado.
     As especulações são muitas. E as pressões sobre o prefeito, outras tantas. Mas, interessante é que os bastidores do poder dão conta que as secretarias mais cobiçadas entre as vagas não são as secretarias com muitas responsabilidades - como Esportes, Desenvolvimento Social ou Meio Ambiente, por exemplo - e, sim, aquelas que servem apenas de cabides de emprego e são dadas como prêmio para quem precisa de um bom emprego.
     No entanto, enquanto alguns querem moleza, com três ou quatro nomes para cada pasta, a secretaria de Planejamento, uma das mais importantes do governo ainda não está definida. Tem como pretendentes o ex-secretário Luiz Fernando, que afastou-se do cargo em abril para concorrer a um assento na Câmara e o vice-prefeito Marcio Catão, que faz cálculos do seu precioso tempo para equacionar a sua participação efetiva no governo.
     Vice é substituto, e até hoje vem servindo apenas para ocupar a cadeira do prefeito quando ela fica vaga ou para brigar com ele, tentando tirá-lo do cargo à força. Não parece ser esse o caso de Catão, que pode ter seu nome anunciado ainda hoje, ou depois de amanhã, se o anúncio não acabar feito no sábado ou na própria segunda-feira, dia 31 de dezembro, por acaso, véspera do dia 1.o, quando toma posse o aguardado novo secretariado.

PS.: Agora há pouco, 14h40min, o prefeito Arlei confirmou a participação de Henrique Carregal na secretaria de Turismo e a permanência de José Carlos Cunha na secretaria de Governo.