quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O antigamente imponente prédio do Hotel Residência

Hotéis de Teresópolis

     Em 1949 , o Ministério da Agricultura lançou uma revista para divulgar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Exemplar raro, possivelmente único, guardado pelo colecionador Adérito Varejão, propriedade do acervo Pró-Memória Teresópolis, a revista de 78 páginas, com primeira página colorida - exibindo o montanhista Malvino confessando-se ao Padre Pio Ottoni, quatro anos antes, em junho de 1945 -, teve a “edição cancelada” e, não fosse o interesse de Varejão pela nossa memória, muitas informações alí impressas estariam hoje perdidas. 
     Além de mostrar os encontros, conferências, congressos e festividades ocorridas no Parque, no final daquela década, a publicação revela sobre as visitas dos embaixadores do Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, países que se interessaram em conhecer a estrutura da nossa “reserva florestal” e, além de imagens das pouco conhecidas montanhas da Serra dos Órgãos, relata sobre um “esporte diferente, que vinha se desenvolvendo acentuadamente no Brasil”, o alpinismo, registrando a imagem de Miguel Inácio Jorge e o passeio que tinha feito ao Dedo de Deus, com um grupo de crianças, em 17 de julho daquele ano. Nomeou ainda os quinze clubes de excursionistas que relacionavam-se com o Parque, entre eles o CERJ, do Rio de Janeiro; CESO, de Teresópolis e o CEP, de Petrópolis.
     Mas, a informação que mais me interessou foi um registro que a revista fez, na página 31, onde enumerou os hotéis e “estabelecimentos de hospedagem” existentes em Teresópolis em 1949. Dez anos antes da abertura da Estrada Direta, quando a nossa rede hoteleira sofreria grande colapso, Teresópolis tinha cerca de 25 mil habitantes e 26 estabelecimentos de hospedagem. Dez anos depois, no Censo de 1960, já contava com 52.318 habitantes e 7 estabelecimentos de pouso a mais, sendo 23 hotéis e 10 pensões. Os hotéis de 1949, em Teresópolis, segundo a Revista do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, são os seguintes: Higyno, Le Magourou, Várzea, Teresópolis, Residência, Brasil, Flórida, Atlântico, Bragança, Rever, Califórnia, São Moritz, Fazenda da Paz e Rancho Santo Antônio; as pensões, Pomar, Pinheiros, Vera Cruz, Aguiar, Iris, Rio D’Ouro, Serrana, Vielle France, Viúva Bastos, São Geraldo, São Jorge e Pensão do Alto.
     Cinquenta anos depois, com uma população próxima de 170 mil habitantes, segundo a Secretaria Municipal de Turismo temos hoje entre hotéis, pousadas e albergues, 108 estabelecimentos de hospedagem.
     Criado em 1939, pelo decreto 1822, de 30 de novembro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi idealizado pelo engenheiro Armando Vieira e, criado pelo presidente Getúlio Vargas, era administrado, à época, pelo engenheiro agrônomo Gil Sobral Pinto, sendo ministro da Agricultura, então responsável pela unidade, Daniel de Carvalho.